sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Carta de obstetrizes e graduandas do curso de Obstetrícia

Após o barulho que a carta de repúdio ao COREN-SP gerou após leitura numa mesa redonda da III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, o grupo de obstetrizes e graduandas presentes na Conferencia, elaboraram uma carta pró-ativa, entendendo que o COREN-SP tem buscado rever, em certa medida sua portura em relação ao curso.

Segue a Moção das obstetrizes e graduandas, lida na mesa de fechamento da Conferência.



O curso de Obstetrícia é reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação e é oferecido pela Universidade de São Paulo, uma universidade pública cujas competência, excelência e responsabilidade são internacionalmente reconhecias.

A antiga formação de obstetrizes no Brasil ocorreu até a década de 70, vinculada à Faculdade de Medicina da USP. A atual formação é diferenciada: é um curso de graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades com duração de quatro anos, cuja regulamentação está pautada na lei do exercício profissional de enfermagem.

Nosso currículo contém todas as disciplinas necessárias à aprendizagem da assistência integral à saúde do recém-nascido e da mulher, focada na gravidez, parto e puerpério e assume um compromisso de mudança do modelo biomédico, intervencionista e hierarquizado de assistência ao parto e nascimento no Brasil.

Há dois anos que a primeira turma de Obstetrícia se formou e, como ocorre com qualquer outro curso pioneiro, tivemos e temos ainda dificuldades de inserção no mercado de trabalho. No entanto, estamos ganhando aliados com o tempo e agora, com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN – SP), esperamos nos integrar à esta rede de profissionais que lutam por uma causa tão nobre – a humanização do parto e nascimento.

Gostaríamos de pedir o apoio de todos aqueles que fazem parte desta rede a este novo curso, esta nova formação e a estes novos profissionais, que têm como maior desejo poder atuar junto às equipes multiprofissionais de saúde na atenção obstétrica humanizada.

Obstetrícia – USP - Non nove, sed nova (não nova, mas de uma nova forma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário