sábado, 22 de maio de 2010

O mundo precisa de parteiras, agora mais do que nunca!

São necessárias 350.000 parteiras para reduzir as mortes e lesões desnecessárias durante o parto.

Enquanto em todo o mundo as parteiras se preparam para celebrar o Dia Internacional da Parteira, no dia 5 de maio, a Confederação Internacional de Parteiras (ICM na sigla em inglês) exorta os líderes mundiais a que destinem mais recursos para as parteiras.

A próxima reunião do G8 a ser realizada no Canadá destacará a necessidade de reduzir a morbidade e mortalidade materna e de recém-nascidos no mundo todo.Os recursos humanos de parteria já foram identificados como um fator essencial para alcançar esse objetivo.

Bridget Lynch, presidente da ICM, disse que "as parteiras ajudam a salvar as vidas das mães e de seus recém-nascidos e que sem as parteiras as mulheres continuarão a morrer sem necessidade, de complicações relacionadas ao parto.

A ICM clama aos governos para que fortaleçam a parteria em todo o mundo, pois quando as parteiras contam com o apoio de sistemas de saúde operantes para utilizar suas habilidades básicas para salvar vidas, elas podem ajudar a prevenir até 90% das mortes maternas.

A Confederação Internacional de Parteiras diz que é uma vergonha internacional que uma mulher morra a cada minuto porque está grávida, especialmente porque a maioria das mortes são evitáveis. A Presidente da ICM, Bridget Lynch, acrescenta: O incremento de umas 350.000 parteiras a mais no mundo inteiro é ainda mais urgente se considerarmos que a cada ano morrem 1,5 milhões de recém nascidos nas primeiras 24 horas de vida e milhões de mulheres sofrem de incapacidades duradouras porque não têm acesso à assistência básica durante o parto.

O Dia Internacional da Parteira foi estabelecido para conscientizar o mundo inteiro sobre o papel da parteira. Este ano, os membros da ICM em todo o mundo estarão unindo as suas 96 associações para dar destaque às profissionais de parteria.

No mes de maio, a aliança White Ribbon Alliance (Aliança Fita Branca) e a Campanha de Mortalidade Materna lançaram a campanha "Parteiras são super-heróis" ("Midwives are Super Heroes") e Save the Children publicará seu informe anual sobre o estado das mães do mundo ("State of the World's Mothers"), que reconhece o papel das parteiras para salvar as vidas dos recém-nascidos nos países de baixa renda.

Ademais, a OMS, UNFPA, UNICEF e o Banco Mundial estão organizando o simpósio global de parteria que será realizado na cidade de Washington, D.C., no próximo mês de junho. Esta reunião reunirá todas as alianças globais, para fortalecer o papel da parteira na promoção e proteção da saúde materna e do recém nascido no mundo. Bridget Lynch, Presidente da ICM diz: "Este ano marca o reconhecimento significativo da necessidade absoluta de desenvolver uma forte capacidade de trabalho de partería."

Se queremos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até o ano de 2015, fortalecer a partería deve ser uma prioridade para todos os governos do mundo.

O mundo necessita parteiras agora, mais do que nunca!

Divulgado pela Profa Dra Nádia Zanon Narchi, no dia 5 de Maio de 2010, por meio da lista da ABENFO - SP, sobre o Dia da Parteira - Confederação Internacional das Parteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário