quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Prorrogada a data para as inscrições de trabalhos trabalhos científicos para a III Conferência sobre Humanização do Parto e Nascimento

A ReHuNa - Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, tem grande satisfação em realizar a III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, de 26 a 30 de novembro de 2010 em Brasília-DF, que abordará temas candentes, como a redução da morbimortalidade materna e perinatal, a redução dos índices de cesarianas desnecessárias, a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos e a humanização da assistência ao pré-natal, parto, pós-parto.

O PRAZO PARA AS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS, ASSIM COMO PARA AS INCRIÇÕES COM DESCONTO NA CONFERENCIA, FOI PRORROGADO PARA O DIA 31 DE AGOSTO DE 2010.

Maiores informações no site oficial do evento:
http://www.conferenciarehuna2010.com.br/index.php

Sejam benvindos!

É com grande satisfação que lhe convidamos a participar da III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, um evento dirigido a todas as pessoas interessadas em renovar seus conhecimentos sobre este rico campo de saberes.

Um dos objetivos desta III Conferência é dar visibilidade ao muito que vem sendo feito para tornar o parto e o nascimento experiências fortalecedoras para a mulher e sua(seu) recém-nascida(o), retirando dessa vivência a conotação de momento de grande sofrimento. Mesmo que estejamos dando especial foco às realizações no Brasil, abriremos espaço importante ao que ocorre em outras partes do mundo. Assim, nesta Conferência haverá destaque para os Painéis de Experiências Exitosas.

Um objetivo adicional é trazer as mais recentes inovações no campo do cuidado a mulheres e recém-nascidas(os), assim como autoridades já reconhecidas por suas grandes contribuições ao arsenal teórico do movimento.

Esta Conferência ainda objetiva favorecer as articulações entre cientistas, profissionais de saúde e ativistas do Brasil e do exterior, visando o fortalecimento do movimento nacional e internacionalmente.

Finalmente, por realizar-se em Brasília, esta Conferência se propõe a dar visibilidade política aos problemas existentes no cuidado a essa população vulnerável.

Contamos com a sua presença!

 


Daphne Rattner
Presidente da III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento


Desde novembro de 2000, quando em Fortaleza a ReHuNa, numa produtiva parceria com a JICA, realizou a I Conferencia sobre Humanização do Parto e Nascimento (1800 participantes) e depois no Rio de Janeiro em 2005, na II Conferência (+20+05 - 2136 participantes oriundas/os de 14 países), muita coisa se modificou no panorama brasileiro e internacional no campo da assistência ao Parto e Nascimento.
 
As propostas de humanização da assistência ao Parto e Nascimento hoje estão incorporadas às políticas públicas em países como o Brasil, México e Espanha, dentre tantos outros.
 
A partir dessas Conferencias e de outras muitas atividades, a ReHuNa estreitou os laços e a parceria com outras organizações da sociedade civil, instituições de Ensino e Pesquisa e com o Ministério da Saúde.
 
A participação efetiva da ReHuNa no Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, na seleção de instituições merecedoras do Premio Galba de Araújo e nos Seminários de Atenção Obstétrica e Neonatal Humanizada e Baseada em Evidências Científicas, realizados em todos os Estados, evidenciam essa parceria e a contribuição da ReHuNa para as políticas públicas ligadas ao tema no Brasil.
 
Estreitamos nossos laços com organismos e pessoas envolvidas na temática mundo a fora. Somos parceiros da Relacahupan – Rede Latino-Americana e do Caribe pela Humanização do Parto e Nascimento, fundada na Conferência de Fortaleza e que este ano, portanto, completa dez anos de produtiva existência. Participamos ativamente na organização de Congressos, como em 2003 no México, realizado com o apoio do ReHuNa, e em outros países, como o Congreso Interatlántico sobre Parto y Investigación en Salud Primal (Ilhas Canárias, mais de 1200 pessoas oriundas de 43 países), de fevereiro deste ano.
 
Este campo interdisciplinar de saber vem crescendo exponencialmente, de forma que se torna virtualmente impossível nos mantermos atualizadas(os), assim que necessitamos de mais informações para qualificar as nossas práticas diárias. Sem dúvida os grandes eventos favorecem a divulgação de idéias, a troca de experiências, incentivam e fornecem subsídios para suas(seus) participantes atuarem em seus locais de trabalho, ensino e pesquisa.
 
Esta III Conferência se propõe a apontar novos caminhos para as políticas públicas, para as práticas profissionais e para a atuação do movimento social. Convidamos vocês a trilhar esses caminhos conosco – e que seja uma jornada benfazeja!

 


Marcos Leite dos Santos
Presidente da ReHuNa

Nenhum comentário:

Postar um comentário